domingo, 22 de junho de 2008

As tendências do merchandising 2008

A cada ano o ponto-de-venda ganha mais importância dentro da estratégia de marketing da indústria e do varejo. Em uma entrevista feita na Globalshop em Chicago, o presidente do POPAI Brasil, Chan Wook Min, fala o que achou da feira e ressalta as tendências de mercado.

A feira

Ao logo dos anos freqüentando a Globalshop, percebo que existem aquelas tendências que vingam, ou seja, o que funciona continua e uma pequena parte, em torno de 20%, evolui. A tecnologia e a nova empregabilidade dessa tecnologia é um bom exemplo dessa evolução. É preciso olhar com muita atenção para essa evolução, se não vai parecer que não tem nada de novo. Os outros 80% da feira, é igual ao do ano passado. O que se observa é a confirmação da continuidade de alguns trabalhos que estão dando certo.

Quais as tendências observadas por você?

1- Design – a feira trouxe a convicção de que o design vende, isto é, uma loja agradável, um display atraente e o ambiente confortável, sem dúvida ajuda a vender. Atualmente existe um design mais modal que precisa ser acompanhado, hoje se percebe uma presença maior de madeiras mais escuras com cantos mais vivos, diferente do passado, que eram utilizadas cores de madeiras claras com curvas mais suáveis. Outro ponto que também percebi, foi à volta do brilho, se falou por muito tempo em fosco e hoje percebo a volta do brilho em termos de design em geral.

Outra característica observada foi o design ecologicamente correto, antes era apenas uma postura ecologicamente correta, hoje você olha e percebe o cuidado com a questão da sustentabilidade, do verde. Isto já está inserido dentro do design, não estou falando somente de comunicação visual, mas sim da matéria prima que foi utilizada para desenvolver aquele design.

A evolução da aplicabilidade da tecnologia aliada ao design é outra tendência forte, está inserida nos 20% da evolução que falo acima. É preciso transformar a tecnologia em produto atraente para o consumidor, torná-la esteticamente atraente. Essa tecnologia tem que se tornar amigável e acessível ao cliente para que o ajude na decisão de compra.

2- Tecnologia – Atualmente a tecnologia tem evoluído para diversos formatos e aplicabilidade e também para diversos sistemas, esses sistemas estão ligados diretamente a interatividade com o consumidor. A digital signage vem evoluindo cada vez mais, não somente na parte de hardware, mas também em software, isto é, na inteligência, ficando mais interativa com o consumidor.

3- Iluminação – é um ponto que vem evoluindo bastante, tanto na Euroshop quanto na Globalshop percebi uma presença grande dessa evolução. A preocupação de iluminar melhor e corretamente, aliada a evolução do LED (micro lâmpadas) e o seu barateamento, tem criado diversas possibilidades de aplicação. Como a lâmpada é muito pequena, pode ser usada em prateleiras que antes não eram iluminadas e com isso fazer toda a diferença.

4- Experiência – continua sendo uma grande tendência. Causar experiência no consumidor, esta cada vez mais forte. O consumidor precisa de experiência positivas.

Outra tendência é o marketing de aroma, acredito que vai dar um salto por conta da experiência. Este foi um tema falado tanto na Euroshop quanto na Globalshop.

Diante dessas tendências, como anda o mercado brasileiro?

No Brasil, o marketing de aroma já esta acontecendo em alguns pontos, mas ainda tímido. No que diz respeito à iluminação, estamos atrasados. Na parte de tecnologia estamos caminhando em bons passos. Em design estamos bem avançados e em experiência, ainda vamos evoluir muito.

Qual a principal diferença entre o mercado brasileiro, o europeu e o americano?

Os Estados Unidos e a Europa têm um maior mercado, por isso uma maior escala e conseqüentemente um maior investimento. Porém a característica maior do mercado americano é que eles seguem um padrão, produzem por escala. Já o Europeu mantém a produção mais individualizada e personalizada.

O Brasil segue um pouco a personalização da Europa e a produção do modelo americano, o que acaba não ficando tão bom. A relação entre cliente e fornecedor no Brasil não existe confiabilidade, o que acaba também prejudicando um pouco o bom desempenho.

Como anda o mercado brasileiro, europeu e o americano na questão do Green?

Na Europa está evoluído, nos EUA está acontecendo e no Brasil ainda é bastante tímido. O engraçado é que quem está de fora tem a impressão que o Brasil é ecologicamente correto, mas não é. Muitas pessoas não levam a sério, até porque de alguma forma, é mais caro ser ecologicamente correto. Depende se as pessoas estão dispostas a pagar. A tendência é que todos se tornem ecologicamente correto, acredito que veio para ficar. Inclusive esse ano o POPAI vai lançar um display ecologicamente correto.

Mundo do Marketing - Delyse Braun, Direto dos EUA - 7/4/2008

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