24/06/2008, Mais Comunicação
A feira foi aberta nesta segunda-feira, dia 23 e prossegue até o dia 26, mostrando os mais recentes lançamentos para o setor de alimentação fora do lar e competições como a II Copa Brasileira de Pizzarias, Gourmet Show e Copa Barista.
Com crescimento de 40% na área de exposição, em relação ao ano passado, a Fispal Food Service 2008 – patrocinada pela Ultragaz – foi aberta nesta segunda-feira, dia 23, no Expo Center Norte, em São Paulo. Maior feira da América Latina no setor de alimentação fora do lar, o evento prossegue até a próxima quinta-feira, dia 26, e deve receber cerca de 65 mil visitantes, interessados em conhecer produtos, equipamentos e serviços para bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, hotéis e todos os demais estabelecimentos focados na comercialização de alimentos prontos para consumo.
Durante a entrevista coletiva que marcou a abertura do evento, o secretário de Negócios Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait, destacou a importância das feiras de negócios para a economia da cidade e comentou que é intenção do prefeito Gilberto Kassab construir no bairro de Pirituba um grande centro de exposições, que pode vir a ser o maior do mundo, com cinco milhões de metros quadrados. Segundo Cotait, a proposta é inserir a capital paulista no circuito das grandes feiras internacionais, atraindo executivos e empresários de todo o mundo.
Flávio A. Corrêa, presidente da empresa promotora da Fispal Food Service – a Brazil Trade Shows (BTS) –, saudou a proposta e enfatizou a importância que o setor de feiras vem assumindo na economia brasileira. “Um exemplo é o surgimento da própria BTS, formada em 2007 com a aquisição – pelo fundo de investimento DLJ South América Partners – da Fispal e da Dipemar, duas grandes promotoras de feiras no setor de alimentos e bebidas. A chegada de investidores nesse mercado evidencia seu potencial de negócios e cria a oportunidade de modernizar um setor antes dominado por empresas familiares”, afirmou.
Para o diretor de Feiras da BTS, Marco Antonio Mastrandonakis, além do crescimento da área de exposição em relação ao ano passado, a Fispal Food Service deste ano apresenta também um número recorde de eventos paralelos, desenvolvidos com o objetivo de mostrar as novas tendências desse mercado e contribuir para a qualificação cada vez maior do operador do food service. “São mais de 50 atrações, entre seminários, palestras, apresentações e competições como o Gourmet Show, a II Copa Brasileira de Pizzarias e a Copa Baristas, no Espaço Café Brasil’, contou Mastrandonakis.
NOVA MÍDIA
O presidente da BTS, Flávio Corrêa, anunciou também o lançamento da revista Gourmet & Food Service, voltada para o debate das novas tendências da alimentação fora do lar e para a divulgação de informações úteis ao desenvolvimento dessa atividade. Segundo ele, com essa e as outras revistas que já edita (Leite & Derivados, Revista Nacional da Carne e Aqüicultura e Pesca), a BTS está trazendo para o mercado brasileiro de exposições o conceito de mainstream media. “As feiras são mídias presenciais, ambientes essenciais para os negócios, mas não devem se resumir aos quatro dias de exposição. Por isso, estamos desenvolvendo uma plataforma de conteúdo para divulgar os negócios do setor durante todo o ano”, explicou.
ESPAÇO CAFÉ BRASIL
Caio Alonso Fontes, diretor de Planejamento da Café Editora, parceira da BTS na promoção do Espaço Café Brasil, comentou durante a entrevista coletiva, que reuniu cerca de 35 jornalistas de diversos veículos de comunicação, que o Brasil deve se tornar o maior consumidor de café do mundo em 2010, saindo do terceiro lugar que ocupa hoje.
Segundo ele, a proposta do Espaço Café Brasil é estimular o desenvolvimento do mercado de café gourmet, de alta qualidade, que já vem crescendo em média 10% ao ano, enquanto o consumo de café comum cresce apenas de 2% a 4% ao ano. “O próprio Espaço Café Brasil, dentro da Fispal Food Service, é uma evidência desse crescimento. Em relação ao ano passado, tivemos um aumento de 100% na área de exposição, atingindo 3 mil metros quadrados e mais de 50 expositores”, contou ele.
ESPAÇO INOVAÇÃO
Uma das atrações deste ano é o Espaço Inovação (rua G/H – estande 169/170), que reúne os produtos mais inovadores apresentados pelos expositores na feira. Patrocinado pela Nestlé FoodServices, o estande expõe equipamentos de tecnologia avançada e produtos desenvolvidos para reduzir custos e tornar mais eficiente a operação de estabelecimentos voltados para a alimentação fora do lar.
Uma das novidades da Nestlé é o Ganache, uma mistura de chocolate com creme de leite que forma um creme ideal para recheios, coberturas e diversos tipos de sobremesa. A Maggi, por sua vez, tem como destaque dois novos temperos, além de uma nova embalagem para os outros produtos da linha.
De acordo com a assessoria de imprensa da Nestlé FoodServices, a participação em iniciativas como o Espaço Inovação é, para as áreas da indústria de alimentos voltadas para a alimentação fora do lar, o melhor meio de comunicação, pois é possível encontrar num mesmo local tanto novos como antigos clientes.
GOURMET SHOW
O restaurante Leopolldo, de São Paulo, foi o vencedor do primeiro dia de competição do Gourmet Show, evento patrocinado pela Nova Schin e pela Comgás, que dedicou a segunda-feira às receitas a base de carne, com patrocínio da Marfrig. Sob a supervisão do chef Laurent Suaudeau, estudantes de quatro faculdades de gastronomia e profissionais de restaurantes elaboraram receitas que depois foram submetidas à avaliação de um júri formado por especialistas como Betina Orrico (revista Cláudia Cozinha), Renato Carioni (restaurante Cantaloup), Eric Berland (Parigi) e José Barattino (Emiliano). Os restaurantes participantes da etapa de ontem, além do Leopolldo, foram o Estación Sur, Café Journal, Hotel Sofitel, Buffet Red Gastronomia (de São Paulo), Duo Bistrot (Criciúma – SC), Confraria do Sabor (Campos do Jordão – SP) e La Capannina (Recife – PE). Além deles participaram também equipes de alunos das faculdades Unip, Hotec, Anhembi-Morumbi e Senac-SP.
O chef Laurent Suaudeau, que foi um dos criadores do evento e voltou a coordená-lo este ano, depois de três anos afastado, participou também da entrevista coletiva de abertura da feira e destacou a importância da competição para o desenvolvimento do mercado de food service. Segundo ele, o Brasil tem muito a mostrar e os profissionais da área precisam ter mais apoio para divulgar a gastronomia brasileira no exterior.
PADARIA ALEMÃ
Alunos da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo (Hotec) estão encarregados de demonstrar, durante os quatro dias da Fispal Food Service, as características e a riqueza da confeitaria nórdica, no estande da Padaria Alemã (rua I/J, 169/170), patrocinada pela Farinha São Jorge. Ali, sob a supervisão de professores, os alunos se revezam para produzir de hora em hora pães com farinhas especiais e doces como cucas, apfelstrudel ou sacher torte – torta com creme, frutas e geléia – para degustação.
Segundo Rubens de Carvalho Pinto, diretor da escola, a faculdade gravita em torno do turismo e da hospitalidade e nesse setor a gastronomia é básica. “A panificação alemã é a mais rica do mundo. Por isso fizemos questão de trazê-la para o Brasil com toda a sua riqueza adaptada aos nossos hábitos de consumo”, assinalou. Segundo ele, os cinco anos de participação na Fispal Food Service demonstram que as experiências merecem ser repetidas. “A feira é do nosso segmento e por isso queremos demonstrar aqui que a qualificação é o caminho e isso não tem retorno”, sustentou.
COPA DE PIZZARIAS
As pizzarias Micheluccio, de Piracicaba (SP); Di Mônaco, de Leme (SP); e Meime, de São Paulo (SP) foram as vencedoras da primeira semifinal da II Copa Brasileira de Pizzarias, realizada nesta segunda-feira na Fispal Food Service. As pizzas classificadas para a final foram a Filé Mignon com Shitake ao Balsâmico, da Micheluccio; a Sabores do Interior, da Di Mônaco (que inclui em sua receita ingredientes como abobrinha e cambuquira); e a Ibérica, da Meime (que usa, entre outros ingredientes, jamón pata negra, figos frescos e rúcula).
Doze pizzarias participaram da semifinal da II Copa Brasileira de Pizzarias, que escolherá na quinta-feira a Melhor Pizzaria do Brasil. O evento tem patrocínio nacional da Danúbio (marca do Grupo Vigor), do Grupo Ocrim (fabricante das farinhas Trigolar e Mirella), da Nacional Gás (armazenamento, envase e distribuição de GLP), da cerveja Nova Schin e da Tramontina, além do apoio da Granomaq (fabricante de fornos).
Estão participando da etapa final da competição 34 pizzarias, classificadas nas 10 etapas eliminatórias realizadas em todas as regiões do País, das quais participaram cerca de 200 estabelecimentos. O pizzaiolo representante do estabelecimento vencedor da competição ganhará uma viagem à Itália, com acompanhante.
SERVIÇO:
Food Service 2008
24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Data: 23 a 26 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Data: 23 a 26 de junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo
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